terça-feira, 21 de dezembro de 2010

YOUTUBE: O Canal de Grandes Oportunidades!!!


Nos últimos anos, o interesse dos internautas aumentou com uma velocidade inexplicável por sites de relacionamentos, blogs, portais de notícias e Flickr, e ao mesmo tempo, empresas usufruem da rede para realizar transferências de dados e vender os seus produtos; bancos facilitam a vida dos seus clientes; telefonias oferecem serviços de banda larga móvel e outros atributos e as gravadoras alimentam os amantes da música através da Internet.
O que não foi diferente com o vídeo, principalmente, porque as emissoras de televisão produzem até hoje conteúdos para programas pré-definidos, ou seja, algumas imagens não vão ao ar. Por dois motivos, primeira, o tempo é curto, e muita das vezes, o assunto não tem nada haver com o perfil do apresentador. Segundo, a linguagem pode apresentar ruído e o telespectador não compreender a mudança de uma hora para outra, fez com que o YouTube investisse na veiculação de conteúdos produzido por amadores na Internet. Como a ideia de certo e eles obtiveram êxito no projeto, artistas, novos cinegrafistas, pequenas produtoras e publico e geral passaram a publicar os seus vídeos e resolveram embarcar neste negócio.
Outra vantagem, é que o internauta pode assistir ao vídeo, sem a preocupação com o tempo e a qualquer hora do dia. Diferente da televisão, que segue uma programação definida e mantém contratos comerciais com as empresas, e não pode falhar na exibição destas peças publicitárias. Pra se ter uma ideia, só no Brasil, aumentou 13,2% de novos internautas, somando 41,7 milhões de brasileiros na rede, sendo que 40% dos dados que trafegam na internet mundial são vídeos.
O blog Jornalismo Brasil percebeu que a procura é bem eclética. Os internautas buscam imagens que mostram erros de profissionais, entrevistas engraçadas, assuntos do dia a dia, catástrofes, piadas, clipes de artistas, acidentes casuais, enfim, o que o internauta não assiste nas emissoras convencionais e de canal aberto, irá encontrar no YouTube.
Entre os vídeos mais acessados, encontra-se em primeiro lugar, “Old MacDonal had a farm” que bateu a marca de 39 milhões 943 mil e 96 acessos, enquanto a cantora Evanescence, aparece na 5º posição, no clipe “Call Me When You’re Sober”, com 31 milhões 703 mil e 310 acessos. Entre os brasileiros, a dupla Vitor & Leo ocupa 17º posição, com 21 milhões 822 mil e 700 acessos, com o clipe da canção “Borboletas”. Nesta semana, o vídeo “Metrodome Roof Collapse Video From the Inside Metrodome” chegou a quatro milhões 788 mil e 643 acessos. O Youtube não só contribuiu com este mercado, acabou incentivando as WebTVs, que estão espalhadas por diversos países.
Fonte: Jornalismo Brasil – Postado por Jornalista Uilque Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários fazem a diferença no dia a dia de um blog, informações, debates, troca de ideias e experiências fazem sim a diferença e podem ajudar muito o próximo leitor, então dívida com a gente suas ideias e questões, vou ter o maior prazer em responder. Obrigada!!! :)