sexta-feira, 25 de março de 2011

Traduzindo Sentimentos!


Enquanto procurávamos um tema para mais uma postagem do Sentimento Sertanejo, uma frase nos chamou muito a atenção: “O que seria da música sem o compositor”?
Ou seja, compositor é o “pai” de uma criação. Ele é responsável por traduzir a emoção em forma de música. O genero sertanejo possui grandes compositores como Alcino Alves (ex – Sampaio), Teddy Vieira, Lourival dos Santos, Tião Carreiro, Sorocaba, Victor Chaves, Euler Coelho, Zezé di Camargo, Marco Aurélio, Rick, Cesar Augusto, João Carreiro, Júlio Camargo, entre outros grandes nomes.
Muitas músicas de sucesso que hoje estão “na boca da galera”, são composições destes grandes criadores, alguns exemplos mais atuais que podemos citar é ” Chora me Liga”, sucesso na interpretação de João Bosco e Vinicius, foi escrita por Euler Coelho,” Meteoro”, canção que consagrou Luan Santana é uma das muitas escritas por Sorocaba, E Daí ? gravada por Guilherme e Santiago é de autoria do cantor e compositor Dann Nascimento
Mas só temos compositores homens? ! Muito pelo contrário, Fátima Leão é hoje a compositora mais renomada e reconhecida no mercado musical brasileiro. Ela possui mais de 1700 sucessos gravados nas vozes Zezé di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Mato Grosso e Matias, Elias Muniz, Joel Marques entre outros.
Roberta Miranda, ao longo dos seus 24 anos de carreira, somando mais de 14 milhões de álbuns vendidos, tem em seu vasto histórico de composição a canção “Majestade o Sabiá”, gravada por Jair Rodrigues,” São Tantas Coisas”, composições que foram muito bem executadas e trouxeram reconhecimento à Roberta e também o título de” Rainha da Música Sertaneja”.
Uma mulher que atualmente está se destacando bastante no mercado musical é a cantora e instrumentista Paula Fernandes. Além de cantar com uma voz espetacular, tem criações maravilhosas como “Pássaro de Fogo, Debaixo do Cacho, Sem Você, em parceria com Victor Chaves e muitas outras que a destacam.
Cantores e compositores dependem uns dos outros para sobreviverem dentro do mercado musical, não existe cantor sem compositor e vice versa. O assunto é bem vasto, podíamos ficar horas e horas escrevendo e discutindo sobre o tema, mas este não é o foco deste texto, fazeremos isso em outra abordagem.
Para ser um compositor é preciso ter um diferencial, o talento de saber traduzir os sentimentos aos que escutarão ou irão ler a sua obra. As composições tem que tocar o coração, registrando algum momento marcante da história de alguém.
Ser compositor é ter o dom de envolver pessoas, mexer com a alma e o coração de todos, acreditamos que esta seja a real essência de ser um compositor.
Os nomes aqui citados, representam todos os compositores e compositoras, foram apenas alguns exemplos que nos baseamos para preparar o conteúdo.
Texto: Giseli Trauzola com colaboração de Talita Galero.
Fonte: Blog Sentimento Sertanejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários fazem a diferença no dia a dia de um blog, informações, debates, troca de ideias e experiências fazem sim a diferença e podem ajudar muito o próximo leitor, então dívida com a gente suas ideias e questões, vou ter o maior prazer em responder. Obrigada!!! :)